Labels

Páginas

sábado, 9 de setembro de 2017

#Curiosidades



Importância das bactérias para a manutenção da vida
https://www.oficinadeervas.com.br/informativo.php?id=180&t=consumo-de-iogurte-ajuda-a-controlar-a-hipertensao,-diz-estudo.
As bactérias são fundamentais para a vida na Terra e lembrando que todo ser vivo tem papel fundamental na vida em nosso planeta.
Veja alguns exemplos:
Bactérias decompositoras e saprófitas: são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.
Bactérias do gênero Rhizobium, presentes em raízes de leguminosas, transformam o nitrogênio atmosférico em nutrientes, como nitritos e nitratos, para assimilação destes pelas plantas. Animais herbívoros, ao se alimentarem destas; e carnívoros, ao se alimentarem destes ou de outros carnívoros; também incorporarão tais substâncias ao longo da cadeia alimentar.
Bactérias que atuam no sistema digestório de animais ruminantes e seres humanos: auxiliam na quebra de determinadas substâncias, como a celulose; produção de vitaminas como a D, K e B12; e, ainda, evitam a proliferação de patógenos. Na pele, contribuem na degradação de células mortas e eliminação de resíduos.
Cianobactérias: bioindicadores da qualidade ambiental, criam condições para que novas espécies colonizem determinados ambientes, podem fixar nitrogênio e, ainda, serem utilizados na fabricação de corantes.
Bactérias Lactococci e Lactobacilli: degradam a lactose e liberam ácido láctico ajudando no gosto e na própria formação do queijo e iogurte.
E claro existem outros tipos de bactérias fundamentais para o planeta e quem disse que só existem bactérias que transmitem doenças?
Adaptação: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/importancia-bacterias.htm
João / Maria Eduarda
Equipe Blog do Maurício

0 comentários:

Postar um comentário